Atendimento

(51) 3922-3569
(51) 99237-4696

Saiba como obter financiamentos para diminuir riscos ambientais

Inúmeras empresas ao redor do mundo são referência quando o assunto é meio ambiente e práticas sustentáveis. No Brasil, tem se falado cada vez mais nos últimos anos em governança corporativa, que dentre os seus princípios, estimula práticas sustentáveis (preocupação com a sociedade e meio ambiente).

Há muitos projetos de empresas que buscam financiamento para reduzir riscos ambientais, o que de antemão, segundo o consultor empresarial Marcelo Viana, da T4 consultoria, já desperta por parte dos investidores grande interesse:

“A empresa que pensa em minimizar os danos de sua atividade à sociedade e ao meio ambiente, não apenas demonstra preocupação social e com a sustentabilidade do planeta, mas maturidade do ponto de vista empresarial, afinal, a lucratividade não deve ser o centro dos desejos de uma empresa, mas sim, os seus propósitos enquanto organização”, acredita.

Dentre inúmeras empresas ao redor do mundo que se destacam por conta das práticas sustentáveis, está a finlandesa Neste Oyj, que segundo relatório emitido pela Corporate Knights, em 2018, ocupava a segunda posição entre as empresas sustentáveis. O que a torna tão admirável é sua atividade no refinamento de petróleo, com redução de dano ao meio ambiente.

A posição anterior ocupada pela Neste Oyj era a 23, mas mudanças foram adotadas como o aproveitamento da energia e da água que levou à redução da emissão do carbono em aproximadamente 70%. É uma empresa com grande capacidade de inovação e que está sempre em busca de garantir a qualidade.

Financiamento para reduzir riscos ambientais – Confira algumas alternativas

Há inúmeras linhas de financiamento para reduzir riscos ambientais oferecidas por bancos públicos e agentes financeiros, dentre eles: Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil SA, entre outras.

BNDES Finem- Meio Ambiente

O financiamento para sustentabilidade via BNDES é um dos principais oferecidos no Brasil, essa linha específica é voltada para diferentes tipos de negócios e se estende aos seguintes itens:

  • Redução do uso de recursos naturais e materiais;
  • Recuperação e conservação de ecossistemas e biodiversidade;
  • Planejamento e gestão ambiental;
  • Recuperação de passivos ambientais;
  • Eficiência energética;
  • Produtos ou processos sustentáveis;
  • Aquisição de veículos, máquinas e equipamentos eficientes.

Além dessa linha, há outras similares como é o caso do BNDES Finem – Meio Ambiente – Eficiência Energética, que oferece financiamento a partir de R$10 milhões para projetos que sejam voltados à redução do consumo de energia e aumento da eficiência do sistema energético nacional.

Santander

A linha Santander é voltada para pessoas físicas e agronegócio. Se a pessoa já é cliente do banco e atua como empresário na área do agronegócio pode obter financiamento para reduzir riscos ambientais por essa via.

Pode ser financiada por essa linha a compra de máquinas, veículos e soluções para plantio e pecuária que ofereçam menores impactos ao meio ambiente.

Banco do Brasil

O BB também tem a linha conhecida como Negócios Sustentáveis com a finalidade de oferecer soluções para a eficiência energética e hídrica.

Pode ser financiada a instalação de equipamentos para eficiência enérgica (motores, iluminação, climatização, placas solares, energia eólica, etc.) e hídrica (reuso e tratamento de água, hidrômetro, entre outros).

BNB – Banco do Nordeste

Oferece linhas que facilitam as ações de sustentabilidade como é o caso da FNE Verde, FNE Sol e linhas do Programa Nacional e Agricultura Familiar (Pronaf).

“A linha FNE Verde, por exemplo, tem como principal objetivo atuar em prol do desenvolvimento de negócios que tenham como foco a preservação, conservação ou recuperação do meio ambiente. Áreas não rurais, por exemplo, podem ter o prazo para esse tipo de financiamento ampliado para até 20 anos, com carência de 8 anos”, esclarece Viana.

Demonstração de responsabilidade socioambiental é um dos requisitos para se conseguir qualquer tipo de financiamento

A Lei Ambiental nº 9.605/98, dispõe de sanções penais, civis e administrativas a condutas e atividades nocivas ao meio ambiente, sendo assim, instituições que financiarem empresas que promovam dados ao meio ambiente podem ser co-responsabilizadas.

“Mas não é apenas por isso, a empresa que demonstra preocupação social e com o meio ambiente está comunicando o seu papel como agente de transformação na sociedade em que está inserida. Esse é um grande ponto positivo para qualquer empresa”, salienta o especialista.

A fim de obter financiamento para reduzir riscos ambientais, o negócio precisa apresentar o projeto/documento para captação de recursos devidamente elaborado com todas as informações sobre a empresa, que demonstrem que tanto por conta de sua gestão no geral como de sua atividade financeira, está em condições para obter o recurso.

“Se a empresa está caminhando com equilíbrio financeiro, tem um bom projeto elaborado e nesse projeto que visa reduzir os riscos ambientais de suas atividades na sociedade e meio ambiente, todas as informações estão colocadas de maneira clara e bem estruturadas de acordo com as normas, não tem como não ser bem-sucedido”, conclui.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/saiba-como-obter-financiamento-para-reduzir-riscos-ambientais/

Comments are closed.